top of page

Asfalto Ecológico

asfalto ecológico

Uma invenção já usada nos Estados Unidos, na Europa e na África do Sul desde os anos 1960. O chamado asfalto ecológico pode ajudar a resolver boa parte das questões ambientais. O produto tem em sua composição 20% de borracha de pneus velhos triturados.

A borracha do pneu demora 600 anos para se decompor, quando queimada, libera dióxido de carbono e enxofre, causando grande impacto ao meio ambiente. A outra variável dessa equação é o fato de, hoje, o Brasil ter cerca de 40 milhões de pneus sem qualquer utilidade se acumulando em lixões e depósitos improvisados. Do ponto de vista ecológico, produzir asfalto a partir desse material resolveria esse assunto.

 

 

Mas há outros pontos positivos: segundo pesquisadores, ele aumenta a aderência dos veículos, absorve mais água em dias de chuva e é cerca de 40% mais resistente que o asfalto comum. E as vantagens da substituição do convencional pelo sustentável são mesmo bastante consideráveis: Alta elasticidade, Maciez, Impermeabilidade, Durabilidade (alta resistência ao envelhecimento), Alta coeficidade, Firmeza nas curvas evitando derrapagem, Provoca menos ruídos e menos spray. No entretanto, a mistura é 30% mais cara do que a atual massa asfáltica (CBUQ), e há poucos fornecedores habilitados no mercado.

É recomendado para aplicações que requeiram do ligante asfáltico um desempenho superior, alta elasticidade e resistência ao envelhecimento, tais como revestimento drenantes, SMA (Stone Mastic Asphalt), camadas intermediárias de absorção de tensões, camadas anti-reflexão de trincas e outras.​

 

bottom of page